terça-feira, 25 de agosto de 2020

Os 95 anos da Rádio Mitre AM 790: história de uma estação quase tão antiga quanto o rádio na Argentina

 

É quase a mesma idade do rádio argentino. 27 de agosto de 2020 marcará um século desde a primeira transmissão de rádio - do terraço do Teatro Coliseo - e, neste contexto, a Rádio Mitre comemora 95 anos de ar ininterrupto.

A estação que a família Mitre fundou teve sua primeira transmissão em 16 de agosto de 1925. O primeiro nome que teve era LOZ Broadcasting La Nación. As primeiras emissões foram no bairro das Flores (Boyacá às 400).

Uma segunda sede nos Estados Unidos em 1816, outra na Flórida 341, depois outra em Arenales 1925 e depois em Maipú 555 ... Há mais de três décadas Mitre encontrou uma "casa" da qual já não se muda: Mansilla 2668.

Muitos dos números de hoje são "vitalícios". Um dos grandes exemplos é Magdalena Ruiz Guiñazú , que começou em Mitre em 1987, continuou sem interrupções até 2007 e voltou em 2013. Ela Magdalena muito precoce passou por trechos da história nacional, como os ataques à Embaixada de Israel e à AMIA, a aquisição de La Tablada, o assassinato de José Luis Cabezas ...

Marcelo longobardi é outro dos casos de relacionamento antigo com a emissora. Ele ingressou na Mitre em 1982 como produtor. Esse foi seu primeiro trabalho no jornalismo. Em 1985 ele deixou a estação e voltou em 2013 para se tornar líder do dial na primeira manhã.

Nacionalizado durante o governo de Juan Domingo Perón, mais tarde Julio Moyano promoveu um perfil jornalístico da emissora. Foi durante sua gestão que começou a ganhar corpo o slogan informativo que identifica o rádio: "Mitre informa primeiro".

Vozes inesquecíveis que deixaram de marcar o pulso e se tornaram indeléveis - Guillermo Brizuela Méndez, Pipo Mancera, Néstor Ibarra, Jorge Guinzburg, Juan Carlos Mareco, Juan Carlos Pascual, Juan Alberto Badía, Juan Carlos Altavista, Graciela Mancuso, Pepe Eliaschev, Débora Pérez Volpin e centenas mais.

As transmissões de futebol de ontem e de hoje, as faixas desportivas (do Sport 80 ao desportivo Super Mitre ), o contacto permanente com o ouvinte, a tecnologia que avançava e complementava para tornar o rádio um dial possível até na Nova Zelândia. A presença de Mitre foi em crescendo a níveis inesperados.

Em tempos de pandemia, o rádio reorganizou seu modo. Protocolo rígido, painéis de acrílico, faixas para o queixo, álcool gel e algumas outras ferramentas para se proteger sem esquecer o essencial: informar e entreter o tempo todo.

Desde aquele agosto de 1925, o ouvinte passou por incontáveis ​​dispositivos. Em qualquer aparelho que fosse, o ar de Mitre nunca parava.

No sétimo mês deste ano, Mitre voltou a ocupar o primeiro lugar e foi o mais ouvido com 39,9% do on de segunda a sexta-feira.

No Facebook, a estação tem mais de um milhão e meio de seguidores. O Instagram e o YouTube possibilitam conteúdos novos e complementares.


Fonte: https://www.clarin.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário